Não sou "politicamente correta", OK?

Da Política ao Prato-feito, vou vivendo cada dia como se fosse o último. E gostando do que faço.

Nem só de Sexo vive a Humanidade, mas de toda a Risada que consiga dar. E de toda a Reflexão que consiga provocar.



quinta-feira, 26 de maio de 2016

GRANDES ARTISTAS DO SURREALISMO





Marc Chagall

O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.


De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise não segue os valores sociais vigentes como, então, tudo é permitido no ato de criar.


Frieda Kahlo

O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros. 




                                                                       Max Ernst


Os artistas ligados ao surrealismo vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária à lógica.

                                                         Salvador Dalí




Os artistas do surrealismo mais conhecidos e importantes são: Salvador Dalí, Joan Miró, René Magritte, Max Ernst, Marc Chagall, Frieda Kahlo, Pablo Picasso, Paul Klee, Rene Magritte, Francis Bacon...

Renè Magritte


 Paul Klee


Pablo Picasso





Juan Miró






                                                                      Francis Bacon



GRANDES EXPRESSIONISTAS



 As obras de arte expressionista mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. 

Auto retrato de Van Gogh

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. 

Outros foram: Paulo Klee, Edvard Munch, Jackson Pollock, Cândido Portinari, Modigliani, Franz Marc, Kandinsky, Marianne_von_Werefkin... Picasso também se mostrou expressionista, além de cubista. Sua obra mais famosas nessa fase é Guernica. 


                                                        

O Grito - Munch


 Paul Klee



Pollock 


Modigliani


Franz Marc


Kandinsky


Marianne_von_Werefkin
Portinari



Picasso